segunda-feira, 7 de setembro de 2009

BENEFÍCIOS DA CORRIDA

Correr traz um número incontável de benefícios para a qualidade de vida do indivíduo. Num documento que apresenta o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, os principais efeitos benéficos da corrida seriam: - redução do peso corporal - maior controle dos níveis de colesterol - aumento da capacidade cardiorrespiratória - redução dos riscos de infarto - aumento da massa muscular - melhor controle da pressão arterial de repouso - auxílio para regular a glicemia (a taxa de açúcar no sangue), evitando que os níveis de glicose se elevem, e para aumentar a captação desse açúcar pelas células. Para muitos indivíduos diabéticos, isso resulta numa significativa redução de medicamentos. Assim sendo, podemos dizer que correr é bom para: Circulação: o sangue circula mais pelo corpo, aumentando a entrada de oxigênio nos tecidos e otimiza a função dos órgãos. Rins: o aumento da circulação melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo. Sono: o organismo aproveita melhor as horas de sono. É nesse momento que o corpo relaxa e absorve os ganhos fisiológicos do exercício. Cérebro: aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor associado à depressão. Em baixos níveis, o hormônio é associado às alterações do sono, vontade de comer doce e depressão. Perda de peso: uma pessoa de 70 kg queima cerca de 450 calorias a cada hora de corrida. Glicemia: as taxas de glicose caem e as células se tornam mais sensíveis à insulina, o que reduz os níveis de açúcar no sangue. Ossos: a corrida estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose. Pressão: a corrida promove maior elasticidade dos vasos sangüíneos, o que ajuda a manter a pressão baixa. Pulmão: corredores têm menos risco de contrair infecção respiratória, já que, com a corrida, a função do pulmão é maximizada - principalmente na porção superior. Colesterol: os níveis de HDL (colesterol “bom”) aumentam e os níveis de LDL (colesterol “ruim”) diminuem. Estresse: o hormônio cortisol, liberado quando a pessoa está estressada, é queimado durante a corrida, diminuindo a carga de estresse. Coração: a corrida ajuda a fortalecer e melhorar a eficiência. Gradativamente o atleta tem capacidade para bombear mais sangue com menos esforço (batimentos cardíacos).

Treino em subida

Ola pessoal hoje 07/09/09 fiz mais um treino, e um treino otimo ao meu ponto de vista. Acordei as 7:00hs da manhã mais fui levantar as 7:20hs, estava bastante cansado, trabalhei no domingo e hoje a mesma coisa, vida de shopping é dificil, comi minha maçã escovei meus dentes me alonguei e partir para mais um treino, iria caminhar 500mts mais como encontrei um amigo que estava indo trabalhar então fomos caminhando ate o centro de guaianazes onde tomamos rumo diferente e comecei com o treino, logo de cara ja encarei uma subida curta mais ingreme, comecei num ritimo confortavel pensando que não iria ir tão longe devido ao cansaço, o corpo foi esquentando e o sol ficando mais quente ai fui me empolgando e aumentei meu ritimo, peguei umas subidas bem ingreme no total de 6, a 1° com 350mts a 2° 600mts; a 3° 1.750mts a 4° 500mts a 5° 1.500mts a 6° e ultima com 400mts onde o sol ja estava bem forte, terminei meu treino com 15km no tempo de 1:11:03 no pace de 4:44min, com o corpo todo molhado devido ao suor e sem cansaço e dor na panturrilha, adorei esse treino onde eu aumento sempre o ritimo nas subidas, agora é esperar quarta feira para mais um treino que nem sei se vai acontecer devido ao trabalho irei fazer um curso de reciclagem, na av. jabaquara no metro praça da arvore, vamos ver no que vai dar.

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Maratonista, muito legal, alegre, que gosta de fazer amizade.

OLA PESSOAL

BEM VINDO AO BLOG CORREDORES DE RUA , DESEJO A TODOS VOCÊS UM OTIMO TREINO E BOAS CORRIDAS!!!